Museu_01

A FABOM CAPTA RECURSOS PARA MODERNIZAR O MUSEU DO CBMERJ

O Ministério da Cultura autorizou a FABOM – Fundação de Apoio ao CBMERJ – captar cerca de R$ 9 milhões em recursos, através da Lei Rouanet, para a modernização do Museu do CBMERJ, localizado no centro da cidade do Rio de Janeiro.

O projeto prevê a restauração da edificação tombada, que é datada de 1908. A intenção é tornar o espaço, principalmente, mais interativo. Haverá ambientes para exibição de vídeos e filmes 3D, monitores informativos touchscreen, sala de projeção 360 graus com cenas de incêndios, deslizamentos, afogamentos e acidentes. A ideia é permitir que o visitante faça uma verdadeira imersão, explorando os seus sentidos.

Para os mais jovens, será criado um espaço lúdico, onde as crianças poderão brincar com mangueiras, com jatos de ar e em viaturas especialmente confeccionadas para elas, fazendo de conta que são bombeiros de verdade.

A interatividade é uma importante ferramenta de ensino, tornando o aprendizado mais prazeroso. O museu é um local de difusão de informações visando à cidadania. É fundamental na formação dos nossos jovens. A exposição também contará com depoimentos de profissionais de diferentes áreas da corporação e com programas educativos voltados para grupos e escolas.
Contamos com um amplo acervo, viaturas de tração animal do século XIX, equipamentos antigos de combate a incêndio, documentos e imagens contam a história do primeiro Corpo de Bombeiros do Brasil, criado pelo Imperador D. Pedro II em 1856. Buscamos parceiros para reforçar a nossa missão: preservar a memória de quem preserva a vida. – relatou o diretor do Centro Histórico e Cultural (CHC) do CBMERJ, Tenente-Coronel BM Piovesan.

Atualmente, o espaço fica aberto ao público de terça-feira à sábado, das 9 às 17 horas. Também é possível agendar visitas guiadas por meio do e-mail: contatomuseu@cbmerj.rj.gov.br.

 

Museu_02 Museu_03Museu_04 Museu_05

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *