CBMERJ REALIZA EVENTO COM APOIO DA FABOM

Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro realiza evento em alusão ao Dia da Consciência Negra Solenidade reuniu palestras, apresentação musical e exposição de obras de arte

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) homenageou, no dia 23 de novembro, o Dia de Zumbi dos Palmares com a solenidade intitulada Valorização da Negritude do Soldado do Fogo. O evento aconteceu na Sala de Ensaio Maestro Anacleto de Medeiros, no Quartel Central, e reuniu militares de diversas unidades e convidados, entre eles, a corregedora Ivone Ferreira Caetano, primeira juíza e desembargadora negra do Tribunal de Justiça do Rio.

O secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Coronel Roberto Robadey, participou da cerimônia e proferiu algumas palavras em alusão ao Dia da Consciência Negra. Aproveitou para citar um trecho do livro 1989, de Laurentino Gomes, sobre o Brasil do século XIX, e agradeceu a presença de Ivone Caetano, lembrando que ela foi fonte de inspiração para o evento.

– Temos uma dívida impagável com os negros. Mas em nossa corporação a igualdade tem prevalecido. Talvez pelos bombeirosdescobrirem, desde o primeiro socorro que, assim como nosso cinto, nossas fardas, nossos carros e quartéis, o sangue de todos, principal símbolo da vida, é simplesmente vermelho – expôs o comandante.

A programação contou, ainda, com a presença do Quinteto de Jazz 193, que apresentou um repertório repleto de canções de compositores negros. O encontro marcou também a abertura da exposição de pinturas Águas e Matizes da Natureza, do subtenente da reserva remunerada, Edson Falcão. As obras retratam a cultura e o cotidiano do povo afro-brasileiro e podem ser contempladas, no museu do CBMERJ, até dia 23 de dezembro.

Fonte: site CBMERJ

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *